Organizações passam a investir fortemente em gestão financeira contábil

Muitas empresas, no Brasil, não planejam o lucro pretendido, a geração de caixa ou o volume necessário de vendas para atingir resultados positivos, do ponto de vista financeiro e contábil, a falta desse planejamento acaba sendo uma das principais causas de fechamento das organizações, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. De acordo com o instituto, cerca de 23% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de atividade, no caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs), o índice chega a quase 30%, que pioram em tempo de crise como na pandemia da Covid-19. Mesmo com tantas informações disponíveis gratuitamente, hoje, 77% dos MEIs do país nunca fizeram uma consultoria, curso ou treinamento na área de gestão financeira contábil.

A gestão financeira envolve atividades rotineiras que vão desde o pagamento de despesas, apuração das receitas (do período), até complexas análises de viabilidade econômica de novos projetos, afirma Jean Lucas Honorato Pires, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão de Custos e Planejamento Estratégico. “A controladoria, por sua vez, é uma área específica da gestão financeira, com foco em otimizar a gestão empresarial a partir de planejamento, execução e controle, para subsidiar a tomada de decisão”, declara Jean. 

A atuação do ramo da controladoria segue em paralelo a todos os segmentos operacionais da companhia, diz o contador, com o objetivo de gerenciar receitas e custos através da coleta, organização e análise de dados para a criação de relatórios, contendo informações que são relevantes à tomada de decisão da empresa para maximizar o lucro.

As duas áreas têm grande relevância para atividades do mercado competitivo, Pires explica que uma gestão financeira eficiente é essencial para a sustentabilidade do negócio se manter firme e não fechar as portas, mesmo com o mercado em crise, podendo alterar as práticas correntes adotadas pela empresa para aumentar a receita ou reduzir os custos e, consequentemente, potencializar o lucro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, 716.000 empresas fecharam as portas. A cifra corresponde a mais da metade de 1,3 milhões de empresas que estavam com atividades suspensas ou encerradas definitivamente. Do total de negócios fechados, temporária ou definitivamente, 4 em cada 10 (um total de 522.000 firmas) afirmaram que a situação deveu-se a falta de um planejamento financeiro-contábil.

Retirado em: https://www.terra.com.br/noticias/organizacoes-passam-a-investir-fortemente-em-gestao-financeira-contabil-para-potencializar-ganhos-e-garantir-estabilidade-em-tempo-de-crise,ad353814210fcf76d5acd186b48eca19pz431ru5.html

Abrir Whatsapp
💬 Posso ajudar?
Olá! Seja bem-vindo! 👋
Posso ajudar?