Quando um negócio é bem pequeno, de um empreendedor individual, muitas vezes o trem da burocracia atropela todos os outros planos da empresa. É claro que um Microempreendedor Individual (MEI), já conta com várias vantagens pela simplificação do modelo, especialmente com o recolhimento dos impostos em Guia Única, mas ainda assim pode acontecer algum tropeço.
E nas crises financeiras do Brasil também tem gente que fica tão descapitalizada que acaba sendo impossível arcar com os valores dos impostos mesmo – é outra situação que se atravessa na vida do empreendedor e depois fica difícil sair dela.
Mas para tudo tem jeito – e se você chegou até aqui provavelmente está procurando esse caminho. A gente te mostra.
Como regularizar o MEI atrasado?
Para fazer a regularização do MEI o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.
Desde que você montou sua empresa como Microempreendedor Individual já deve estar familiarizado com esse sistema, porque é por aqui que são emitidos todas as guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento.
A diferença é que as pendências são cobranças anteriores ao período atual que não foram quitadas – que podem ser reunidas em uma guia para que seja feito esse acerto. A situação mudou bastante para dívidas mais antigas, anteriores a 2017, já que o Governo Federal informou que enviará essas pendências para cobrança pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Quer abrir uma Empresa ou ter um CNPJ? Clique aqui.